Tradutor

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Um ano sem nosso Xerife

Romeu Tuma provavelmente foi uma das principais personalidades de história policial do Brasil, alguns preferem destacar sua atuação durante o período do regime militar, indicando suposta participação na preservação dos envolvidos na tortura aos presos políticos, porém, para a maioria dos brasileiros fica a figura do Xerife que buscava incansavelmente promover segurança a todos.

Ingressou na carreira policial aos 20 anos de idade, ocupando o cargo de investigador na Polícia Civil do Estado de São Paulo, ascendo constantemente na carreira, chegando ao posto de Diretor de Polícia Especializada, em 1983 assumiu a Superintendência da Policia Federal de São Paulo.

Os casos mais notórios solucionados pelo Xerife foram à morte de Joseph Mengele e a prisão de Thomazzo Buscheta, que o credenciou a integrar os quadros da Interpol.

Na política foi eleito Senador por São Paulo em duas oportunidades, sendo voz ativa nas discussões sobre as políticas públicas para a segurança pública, principalmente na defesa por melhores condições de trabalho e pelo piso nacional para os profissionais do segmento, além da luta constante em prol da defesa dos Direitos Humanos e contra a impunidade.

Romeu Tuma foi um dos maiores defensores do Projeto de Emenda Constitucional que amplia as competências das Guardas Municipais, conhecida como PEC 534/02, além de sempre demonstrar um carinho especial por essas Corporações.

No dia 26 de outubro de 2010 fomos surpreendidos com a notícia de seu falecimento, mas a estrela de nosso Xerife continuará reluzir, permanecendo imortalizada em seu pensamento, que lembramos:

As possibilidades de suprimir a liberdade são diretamente proporcionais às chances de se extinguir, não uma raça, um povo, uma nação, mas sim toda a espécie humana. É esta a grande mensagem histórica deste século às gerações futuras”.
Romeu Tuma

Ilustração Wagner Junior - Blog Caixa da Arte