Tradutor

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Eleições SINDGUARDAS-SP - 2011

Em 12 de maio de 2011 teve início o processo eleitoral para a renovação da Diretoria Executiva e Conselho Fiscal do Sindicato dos Guardas Civis Metropolitanos da Cidade de São Paulo para exercer o mandato no quadriênio 2012/2016, porém alguns pontos são no mínimo questionáveis.

Evidente que os interessados deveriam estar preparados para o processo eleitoral que está previsto no Estatuto Social da Entidade, que foi alterado em 29/06/2010, conforme arquivo disponível no portal do SINDGUARDAS-SP.

Entretanto, o edital de convocação foi publicado no Portal do SINDGUARDAS-SP no dia 12 de maio de 2011, quando teve início das inscrições com prazo final no dia 18 de maio de 2011, porém após esta data o edital foi retirado do espaço virtual.

Racional a interpretação que o prazo exíguo dificultaria a inscrição e até composição de chapas habilitadas para concorrer o pleito, não podendo ser admitida com uma medida democrática, talvez os juristas demonstrem a legalidade dos atos praticados, porém sua transparência não atente os princípios da moral e da ética esperado de uma entidade representativa.

Todos esperavam que o pleito atual fosse regido da mesma forma que o anterior promovido pelo então Presidente Francisco Ronaldo Targino, que permitiu que vários segmentos se organizassem em busca de sucesso eleitoral, numa demonstração democrática inédita e corajosa, que provavelmente custou sua reeleição, porém que deveria ter permanecido como exemplo a ser seguido, o que infelizmente não ocorreu.

Por acreditar na democracia, na pluralidade eleitoral e na renovação, estaremos apoiando e divulgando as propostas da Chapa 2, de oposição, porém deixamos igual espaço para os integrantes da Chapa 1 para divulgarem seus trabalhos, preservando o espírito democrático deste Blog.