Tradutor

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Para dizer que não esqueci da Copa do Mundo.

Numa tarde de dezembro de 1989, andava cabisbaixo pelas ruas da Região Central da Cidade de São Paulo, não acreditava no resultado das eleições presidenciais, a elite burguesa vencia com o apoio popular, o movimento estudantil estava de luto, o sonho acabara.

Entretanto, vi um adesivo num carro, um Escort cinza, a frase "Nunca um pesadelo me impedirá de sonhar", nos dois anos seguintes está foi a capa do meu caderno.

O tempo passou e o sonho se tornou realidade, porém já não era mais meu sonho, a estrela já não me encatava mais.

Ontem, a nação verde e amarela ostentava seu uniforme o azul e amarelo, com a cruz de malta no peito, nossos guerreiros estavam determinados a vitória, começamos arrasadores, mesmo contra as interpretações contraditórias do nosso arbitro, mas o inexplicável aconteceu, ficamos com a derrota.

Nossos aventureiros, técnicos e especialistas iniciaram a caça as bruxas:

A culpa é do Ricardo Teixeira, pois escolheu um técnico inexperiente, também nunca jogou futebol.

Então, a culpa é do técnico pela falta de comando, mas o Dunga foi jogador, chegou a capitão, sabe das dificuldades dos jogadores, porém não entra em campo, a estratégia falhou por que as ordens não foram cumpridas, gol contra, falha de marcação e jogador expulso.

Então foram os jogadores com seus salários milionários?

Que salário! Ganham muito mais nos seus clubes, faltou liderança, o Lúcio não organizou a zaga, permitiu duas falhas incríveis, mas é capitão, na verdade o problema foi o goleiro.

O arqueiro Júlio César, ficou assistindo e reclamando, fica aqui, fica ali, mas quando precisou fazer sua parte, não o fez, e disse "os melhores também falham", foi atrapalhado pelo Felipe Melo que fez contra e pelo Juan e Maicon que ficaram plantados no chão e mal posicionados, são um bando de indisciplinados

A culpa é do Juan, devia ter dominado a bola ou jogado para lateral, preferiu ceder escanteio, Tommy Lee gol.

E o gol contra do Felipe Melo, temos que apurar com rigor, não importa o lance de genialidade do primeiro gol, não fez mais que a obrigação, não procedeu de forma de dignificar a escrete canarinho, não podemos esquecer que tudo se iniciou com o ato irresponsável do Michel Bastos, que foi advertido imediatamente com o cartão amarelo, mas vamos apurar o seu posicionamento no momento do gol.

A expulsão é inaceitável, jogador brasileiro não faz falta, não bate, não xinga, não catimba, isto é atribuição dos argentinos, vamos afastar o jogador imediatamente do time, não podemos admitir este tipo de conduta, com certeza não fará mais parte do nosso grupo.

A culpa é do Elano, inadmissível, se machucar no meio da copa do mundo, a pancada do jogador da Costa do Marfim nem foi tão forte, frescura pura, na próxima copa jogador machucado vai ficar no banco, auxiliar o preparador físico, carregar água, maca, tem que fazer alguma coisa.

A culpa é do Ramirez por ser indisciplinado não pode jogar, prejudicou a equipe.

A culpa é do experiente Kaká, com sua classe de primeira, não ajudou a marcação, ficou olhando um monte de Holandeses e não fez nada, preferiu ficar conversando no meio campo com Luis Fabiano, Gilberto Silva, Daniel Alves, Gilberto e com o Robinho, este pelo menos fez gol.

A culpa é do Nilmar, jovem com vigor, iniciante em copa do mundo, preferiu se juntar a turma do Kaká no meio de campo para observar os holandeses passeando, não será aprovado no estágio probatório.

A Culpa é do arbitro, não marcou dois pênaltis no conversador Kaká.

E a Holanda?

Não merecia vencer, mais venceu.
A Seleção teve Comando, dentro e fora de campo, o time lutou, nós acreditamos, nem todos podem vencer.

Nos resta continuar torcendo pelo azul e amarelo, mas da Celeste Uruguaia.

Teremos que aguardar mais quatro anos para a Copa do Mundo no Brasil, na esperança de triunfar, neste caminho atentamos para outubro de 2010, no continuísmo da polarização política que enfraquece a nação, o vento da mudança talvez se materialize em outubro de 2012.

Continuo sonhando, mesmo tendo pesadelos.

Publicado no Blog "Os Municipais" em 03 de julho de 2010.