Tradutor

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Isto muito me preocupa!

O anúncio da possível criação do Ministério da Segurança Pública realizado por José Serra, caso logre êxito na eleição presidencial, nos intriga pela justificativa apresentada de peitar o assunto, pois a situação no Brasil é gravíssima.

A experiência concreta que temos é a da Segurança Pública do Estado de São Paulo, que em 2006 ficou a mercê do crime organizado numa exibição jamais vista da impotência do Estado, retratada no documentário São Paulo Sob Ataque do Discovery Channel, o confronto entre Policiais Civis e Militares em 2008, o convênio celebrado com a Prefeitura do Município de São Paulo que institucionalizou o “bico” oficial aos Policiais Militares, através da atividade delegada em 2009, a operação padrão dos Delegados da Polícia Civil em 2010.

No final de dezembro de 2009, fora celebrado convênio entre Ministério da Justiça e Prefeitura do Município de São Paulo, que destinou 23,5 milhões de reais a serem investidos na Guarda Civil Metropolitana.
Não podemos esquecer o programa bolsa formação que destina R$ 400,00 aos Guardas Civis Metropolitanos, que atualmente recebem salário base inicial de R$ 534,10.

Neste contexto, qual o projeto para as Guardas Municipais estariam inclusas na eventual municipalização, unificação, piso nacional da segurança pública, aposentadoria especial?

Isto muito me preocupa!

Publicado no Blog "Os Municipais" em 27 de abril de 2010.